O Presidente do Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB) é o responsável por conduzir a Diretoria Executiva, representar a entidade oficialmente e coordenar suas atividades institucionais. O mandato tem duração de quatro anos, com direito a uma reeleição consecutiva.
Arlyson Gomes nasceu em Bragança, Pará, e reside em Viseu. É jornalista, escritor, crítico de arte, diretor de cinema, pesquisador e político brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Formado em Assistente de Contabilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), possui atuação na área do jornalismo e na licenciatura em artes.
Foi presidente do Clube Nacional de Artistas do Brasil, cargo que exerceu até o encerramento das atividades da entidade em 2024.
Em 10 de dezembro de 2024, foi eleito presidente do Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB) pela chapa AvanteCNAB, mas o resultado perdeu validade jurídica após a baixa do antigo CNPJ da instituição.
Em 30 de setembro de 2025, foi novamente eleito presidente do CNAB, desta vez em caráter definitivo, com mandato de quatro anos e direito a uma reeleição consecutiva.
Publicou o livro A Antítese Brasileira e produziu a minissérie O Limite do Universo: Além da Fronteira Infinita.